III Encontro Internacional da PER: Reguladores reúnem-se em Timor-Leste

“A Regulação dos Media no Mundo Lusófono – Cooperação e Modelos de Regulação na era da Globalização” foi o tema do III Encontro da Plataforma de Entidades Reguladoras de Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa – PER, que teve lugar no Hotel Timor, em Díli, entre os dias 29 de Setembro e 3 de Outubro.

A Secretaria de Estado da Comunicação Social da República Democrática de Timor-Leste (RDTL) foi a anfitriã do III encontro da PER, que contou com a presença de representantes das entidades reguladoras da comunicação social de oito países de Língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Os cerca de 30 delegados presentes, em representação das oito delegações, tiveram por missão central promover a reflexão sobre os modelos de regulação da comunicação social existentes no espaço lusófono, bem como procurar em conjunto as melhores formas de cooperação bilateral e multilateral em função das necessidades específicas do setor dos media em cada um dos respetivos países.

A PER foi criada por iniciativa da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a 22 de outubro de 2009, no I Encontro que se realizou em Lisboa, tendo por missão constituir-se num fórum de cooperação e de intercâmbio regular de informações e investigação no âmbito da regulação da comunicação social. O Secretariado Permanente da PER funciona na sede da ERC, em Lisboa, sendo esta a estrutura responsável pela dinamização das atividades da plataforma.

O II Encontro da PER foi acolhido pelo Conselho de Imprensa de São Tomé e Príncipe, em 2013, no qual foram admitidas as candidaturas das estruturas de regulação da Guiné-Bissau e Guiné Equatorial. Foi ainda aprovada uma declaração conjunta (Declaração de São Tomé e Príncipe) em que os subscritores se comprometeram, entre outros aspetos, a promover em conjunto a formação técnica dos seus quadros e a dinamizar a ação da PER nas plataformas digitais.

O III Encontro da PER conta também com o apoio do Programa de Comunicação Social da União Europeia – Cooperação Delegada em Portugal, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).

Disponíveis para consulta:

Agenda Geral das Atividades

Notas Biográficas dos participantes

Galeria fotográfica do encontro

Declaração assinada no âmbito deste encontro.

Para mais informações, contacte o Secretariado Permanente da PER:

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Departamento de Análise de Media