Quem Somos Países Estatutos Legislação Contactos Faqs

A Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa – PER foi constituída, em 22 de Outubro de 2009, na cidade de Lisboa, tendo como propósito ser um fórum de discussão e cooperação, de intercâmbio de informações regulares e de investigação em matérias relativas à regulação da comunicação social.

Documentos institucionais mais relevantes:
  • Declaração de Díli subscrita no final do III Encontro da Plataforma. Uma ocasião em que as entidades que constituem a PER aprovaram planos concretos que visam estimular a troca de ideias e de experiências ao nível da formação dos seus técnicos de regulação, bem como para o desenvolvimento de ferramentas que irão permitir um efetivo intercâmbio de informações relevantes para a atividade regulatória.
  • Declaração da Praia subscrita no âmbito do IV Encontro da Plataforma que decorreu, entre 2 e 6 de novembro de 2015, em Cabo Verde.
  • Declaração de Luanda subscrita no âmbito do VII Encontro da Plataforma que decorreu, entre 22 e 28 de outubro de 2018, em Angola
  • Declaração de Lisboa subscrita no âmbito do VIII Encontro da Plataforma que decorreu, entre 21 e 23 de novembro de 2019, em Portugal
  • Declaração sobre violação dos direitos dos jornalistas na Guiné Bissau subscrita no âmbito da reunião extraordinária da Plataforma que decorreu, por videoconferência, no dia 12 de abril de 2021

Reguladores dos Países e Territórios de Língua Portuguesa em reunião extraordinária
No dia 12 de abril de 2021, decorreu, por videoconferência, uma assembleia extraordinária da Plataforma de Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa — PER.

Nesse encontro, os representantes da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social de Cabo Verde, do Conselho de Imprensa de Timor-Leste, do Conselho Nacional de Comunicação Social da Guiné-Bissau, do Conselho Superior de Imprensa de São Tomé e Príncipe e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social de Portugal emitiram uma declaração conjunta, atenta a gravidade das recentes informações trazidas a público de restrições e pressões exercidas sobre os meios de comunicação social, inclusive com ameaças à integridade física dos seus profissionais na Guiné-Bissau, infligidas de forma inaceitável a jornalistas que estão a cumprir o seu dever ao serviço da comunidade e ao abrigo de garantias internacionais que sustentam os seus direitos em tão difícil situação.

28 de Abril de 2021 ler mais

Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa - PER
Av. 24 de Julho, 58 1200-869 Lisboa

Telef.:+351 210 107 000