Quem Somos Países Estatutos Legislação Contactos Faqs

A Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa – PER foi constituída, em 22 de Outubro de 2009, na cidade de Lisboa, tendo como propósito ser um fórum de discussão e cooperação, de intercâmbio de informações regulares e de investigação em matérias relativas à regulação da comunicação social.

Documentos institucionais mais relevantes:
  • Declaração de Díli subscrita no final do III Encontro da Plataforma. Uma ocasião em que as entidades que constituem a PER aprovaram planos concretos que visam estimular a troca de ideias e de experiências ao nível da formação dos seus técnicos de regulação, bem como para o desenvolvimento de ferramentas que irão permitir um efetivo intercâmbio de informações relevantes para a atividade regulatória.
  • Declaração da Praia subscrita no âmbito do IV Encontro da Plataforma que decorreu, entre 2 e 6 de novembro de 2015, em Cabo Verde.
  • Declaração de Luanda subscrita no âmbito do VII Encontro da Plataforma que decorreu, entre 22 e 28 de outubro de 2018, em Angola
  • Declaração de Lisboa subscrita no âmbito do VIII Encontro da Plataforma que decorreu, entre 21 e 23 de novembro de 2019, em Portugal
  • Declaração sobre violação dos direitos dos jornalistas na Guiné Bissau subscrita no âmbito da reunião extraordinária da Plataforma que decorreu, por videoconferência, no dia 12 de abril de 2021

31 de maio: Assembleia Plenária da Plataforma PER
Os membros da Plataforma de Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa — PER reuniram esta manhã, por videoconferência, em assembleia plenária, tendo definido como prioridades para os próximos meses a conclusão de um inquérito sobre igualdade de género, a constituição de grupos de trabalho conjuntos, a dinamização de ações de formação transversais e a concretização de um relatório de diagnóstico relativo à capacidade dos reguladores de salvaguardarem o dever de pluralismo no atual contexto multiplataforma.
31 de Maio de 2021 ler mais

Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa - PER
Av. 24 de Julho, 58 1200-869 Lisboa

Telef.:+351 210 107 000