Formação em Regulação da Comunicação Social - Lisboa, 23 a 27 de janeiro

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social vai promover com o Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de Coimbra, entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, uma formação em "Regulação da Comunicação Social" destinada às instituições integrantes da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa – PER.

Consulte o cartaz desta formação para aceder à agenda detalhada.

20 de Janeiro de 2017 ler mais

ERC colabora com a ARC na formação dos seus técnicos

No âmbito da preparação técnica do Relatório do Pluralismo, a submeter à Assembleia Nacional, decorreu entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, na Autoridade Reguladora da Comunicação de Cabo Verde (ARC), uma ação de formação conduzida pela Diretora do Departamento de Análise de Media da ERC.

Esta formação, realizada ao abrigo da cooperação existente entre estas duas entidades reguladoras membros da plataforma PER, foi dirigida aos técnicos da ARC com o propósito de os capacitar para realizarem a monotorização da cobertura jornalística na informação diária e não diária pelos órgãos de comunicação social de serviço público, prevista na elaboração dos relatórios de regulação e do pluralismo político-partidário.

A ação de formação abordou matérias como a “Elaboração do Plano de Avaliação do Pluralismo dos órgãos públicos”, “Definição dos indicadores de monitorização”, “Elaboração dos code books para análise dos blocos e programas informativos na TCV e RCV” e “Construção das bases de dados”.

7 de Dezembro de 2016 ler mais
PER torna-se observador consultivo da CPLP

A PER (Plataforma de Entidades Reguladoras dos Países e Territórios de Língua Portuguesa) é o novo observador consultivo da CPLP.

A candidatura teve início com a Presidência Timorense da PER e foi concluída com a Presidência Cabo Verdiana. Esta iniciativa foi apoiada pelo Secretariado Permanente da PER assegurado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social em Portugal.

A XXI Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida no dia 31 de outubro de 2016, em Brasília, decidiu atribuir a categoria de Observador Consultivo a sete entidades, entre elas, a Plataforma de Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER).

A categoria de Observador Consultivo foi atribuída considerando o disposto no Regulamento dos Observadores Consultivos da CPLP, adotado pela XIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, na cidade da Praia, a 20 de julho de 2009.

Disponível para consulta:
Documento que oficializa o Estatuto de Observador Consultivo

10 de Novembro de 2016 ler mais

Guiné Bissau vai acolher V Encontro Anual da PER

10 organismos de regulação de 7 países de língua portuguesa vão reunir-se nos dias 22 a 27 de outubro de 2016, em Bissau, para discutir a "Regulação editorial no online".

Trata-se do V Encontro Anual da PER, que tem como anfitrião o Conselho Nacional da Comunicação Social da Guiné-Bissau e ocorre durante a Presidência da Autoridade Reguladora da Comunicação Social de Cabo Verde.

Este Encontro visa reunir profissionais e peritos da área da Comunicação Social com os Reguladores dos países e territórios de língua oficial portuguesa.

O V Encontro da PER será prestigiado pela presença de Sua Excelência o Presidente da República da Guiné-Bissau, por Sua Excelência o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e ainda por Sua Excelência o Ministro da Comunicação Social daquele País.

Consulte aqui o Programa do Encontro e as Notas Biográficas dos Participantes.

No âmbito deste encontro foi assinada uma Declaração que pode ser consultada aqui.

17 de Outubro de 2016 ler mais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

Declaração de Lisboa :: Declaração de Lisboa 2019.pdf (Adobe Acrobat - 266.83 KB)
Declaração 12 abril 2021 :: Declaração PER_Guiné-Bissau 12abril.pdf (Adobe Acrobat - 492.39 KB)